Emissão Renascença | Ouvir Online

Dias da Música estão de volta a Belém: "Luzes, Câmara... Música!"

24 abr, 2015

Durante os três dias, além dos concertos - com música erudita, jazz, fado e pop - a programação inclui oficinas, conferências e a exibição de filmes.

Dias da Música estão de volta a Belém: "Luzes, Câmara... Música!"
Entramos na sala de ensaios para ouvir o fadista Ricardo Ribeiro com o pianista jazz João Paulo Esteves da Silva e a dupla brasileira Couple Coffee. Antecipamos a 9ª edição dos "Dias da Música", no Centro Cultural de Belém. De sexta a domingo, 24 a 26 de Abril, dezenas de artistas nacionais e internacionais exploram um mote comum: a música na sétima arte.
Os Dias da Música estão de regresso ao Centro Cultural de Belém, em Lisboa, a partir desta sexta-feira. Com o mote "Luzes, Câmara... Música!", o evento decorre até domingo.

A programação remonta a compositores do Renascimento, como Palestrina, e segue até à contemporaneidade, com António Pinho Vargas ou Arvo Pärt, cruza música erudita, jazz, fado ou música latino-americana, e prossegue a relação música e imagem que vem desde a exibição original dos irmão Lumière, em 1895, há 120 anos. Mas também inclui oficinas, conferências e a exibição de filmes.

Hoje à noite, o concerto inaugural, pela Orquestra Sinfónica Metropolitana, com o maestro Pedro Amaral e a pianista Anna Fedorova, no grande auditório do CCB, recorda uma das mais citadas relações entre os universos do cinema e da música: o 2.º Concerto para piano e orquestra, de Sergei Rachmaninov, que marcou a despedida dos protagonistas de "Breve encontro", de David Lean.

Horas antes, no mesmo local, a OJ.com, Orquestra de Jovens de alunos dos conservatórios, dirigida por Ernst Schelle, interpreta o "Poema sinfónico para flauta e orquestra", de Peter Benoit, e "Scheherazade", de Rimsky-Korsakov, sendo solista Beatriz da Silva Baião.

Mais de 80 concertos
Beethoven, de "Laranja Mecânica", "O Clube dos Poetas Mortos" ou "Assalto ao Aranha-Céus", passa pelos pianos de Marta Menezes, Giovanni Bellucci e de Artur Pizarro, que interpreta o 3.º Concerto, com a Orquestra Gulbenkian.

John Williams, de "Guerra das Estrelas", "Harry Potter" ou "A lista de Schindler", surge pelos duos violino/piano de Bruno Monteiro e João Paulo Santos, Carlos Damas e Jill Lawson.

Ennio Morricone ("Era um vez na América") e Nino Rota (o cinema de Fellini) são alvo homenagens: o primeiro, pelo acordeonista Gonçalo Pescada; o segundo, por Richard Galliano.

Na celebração dos Dias da Música e do Cinema, os filmes mudos ganham novas bandas sonoras com o pianista João Paulo Esteves da Silva e o contrabaixista Carlos Bica ("The Navigator", de Buster Keaton), e Mário Laginha e a Big Band Júnior (Bucha e Estica).

O cartaz com mais de 80 concertos inclui, entre outros, a Camerata Atlântica, o violinista Bruno Monteiro, acompanhado pelo pianista João Paulo Santos, o Ensemble Darcos, os acordeonistas Gonçalo Pescada e Paulo Jorge Ferreira, o Grupo Vocal Olisipo.

O Huelgas Ensemble, do maestro belga Paul van Nevel, a soprano portuguesa Orlanda Velez Isidro e os pianistas Artur Pizarro e Pedro Burmester contam-se igualmente entre os principais músicos presentes na iniciativa.

Consulte aqui o programa integral