Qual o papel da cultura nas sociedades actuais?

15 abr, 2015

Evento vai reunir agentes culturais, ensaístas, artistas, mas também representantes religiosos e professores universitários pretende fazer uma reflexão.

"O Lugar da Cultura" é o nome de uma conferência que vai decorrer em Lisboa, a partir desta quarta-feira, no Centro Cultural de Belém (CCB). O objectivo é descobrir o papel da cultura no actual contexto.

Promovido pelo gabinete do secretário de Estado da Cultura, este evento que vai reunir agentes culturais, ensaístas, artistas, mas também representantes religiosos e professores universitários pretende fazer uma reflexão.

Quando se aproxima o fim do mandato, o secretário de Estado Jorge Barreto Xavier é o cicerone de uma conferência que tenta perceber qual é hoje o papel da cultura.

Para isso reúne nomes como o músico Kalaf, o ensaísta José Bragança de Miranda, o professor de Harvard Homi K.Bhabha, o ex-ministro da economia Augusto Mateus, o ministro da Cultura de Cabo Verde ou D. Carlos Azevedo, delegado do Conselho Pontifício para a Cultura.

Em foco vão estar, hoje, os "Modelos de desenvolvimento para o século XXI", na quinta-feira, a relação "Cultura e Desenvolvimento", no quadro europeu de financiamento 2014/2020, e, na sexta-feira, as políticas sectoriais, com a participação dos principais responsáveis de organismos oficiais desta área.

O Fórum "O Lugar da Cultura" prossegue com as Jornadas Porta Aberta, entre sábado e 22 de Abril, com instituições públicas e privadas de todo o país que abrem as suas instalações, de forma mais alargada, ao público, segundo o programa do Fórum, que também inclui espectáculos e debates.