Emissão Renascença | Ouvir Online

"Paiaçú ou Pai Grande". Há sermões de Vieira para ouvir e ver em Lisboa

28 nov, 2014 • Ângela Roque

Igreja de S. Roque acolhe, este sábado, mais uma sessão do espectáculo baseado nos textos do padre António Vieira.

"Paiaçú ou Pai Grande". Há sermões de Vieira para ouvir e ver em Lisboa
António
“Paiaçú”, Pai Grande, era como os índios da Amazónia chamavam ao padre António Vieira. A expressão dá título a uma peça que a Cassefaz leva à cena este sábado, no local onde funcionou o primeiro colégio da Companhia de Jesus em Lisboa, a Igreja de S. Roque.

"Paiaçú ou Pai Grande" é “um auto litúrgico, um sermão de sermões” construído a partir de vários textos de Vieira com a “ajuda dramatúrgica” do actor João Grosso, diz o encenador, Miguel Abreu.

O espectáculo estreou-se em 2012 no âmbito da programação do Festival Todos e regressa agora. “Pareceu-nos pertinente dar a conhecer nesta altura a dimensão multi e intercultural do padre António Vieira”, diz.

A mensagem de Vieira, missionário jesuíta que lutou contra a escravatura no Brasil, continua actual. “Ele defendeu de uma forma muito pertinente e com uma grande visão de futuro os direitos do homem, a dignidade humana, o respeito do homem um pelo outro, a igualdade de direitos entre ricos e pobres e combateu a escravatura, lutou para que os escravos, sobretudo índios da Amazónia, fossem libertados. E é tudo isto que, numa síntese de 55 minutos, nós trabalhamos e apresentamos ao público”.

A mensagem de Vieira “é tão cativante que os espectadores ficam presos à força, pertinência, acuidade, e sobretudo à imensa actualidade política, social e humanista deste texto”.

A peça de teatro litúrgico já teve uma primeira sessão, a 22 de Novembro, e vai repetir-se este sábado, às 18h30, e a 13 de Dezembro.