Emissão Renascença | Ouvir Online

Montemor-o-Velho

Mais de 500 pessoas participam no espectáculo de "O Teatrão"

19 set, 2014

A peça "Alvazil de Coimbra" envolve grupos, associações culturais e bandas filarmónicas de oito concelhos. A iniciativa tem entrada gratuita.

A companhia de teatro "O Teatrão" estreia esta sexta-feira, em Montemor-o-Velho, o espectáculo de rua "Alvazil de Coimbra", percorre oito concelhos da região Centro e envolve mais de 500 participantes.

A peça de teatro envolve grupos, associações culturais e bandas filarmónicas de oito concelhos, que, para além de ajudarem na componente musical do espectáculo, assumem papéis de personagens em cada uma das localidades, como "o juiz, o advogado, o regedor, as beatas, o padre, as lavadeiras ou o barbeiro", contou Inês Almeida, actriz de "O Teatrão".

Em "Alvazil de Coimbra", o "Teatrão" recupera a sua "companhia-fantasma" Faunos do Rio, que "já andou pelo século XII, XVI e XX, e que agora viaja até ao século XIX" para apresentar uma peça "que se passa no século XI" e que irá percorrer os municípios que integram a Rede de Castelos e Muralhas do Mondego (RCMM) - Coimbra, Figueira da Foz, Lousã, Miranda do Corvo, Montemor-o-Velho, Penela, Pombal e Soure.

A peça insere-se na comemoração dos 950 anos da governação de Coimbra pelo moçárabe Dom Sesnando, com os Faunos do Rio a contarem a história "de uma família que tenta sobreviver no meio da guerra, miséria e pobreza que havia na altura, recolhendo os despojos das batalhas e seguindo o rasto de Dom Sesnando", disse à agência Lusa Inês Almeida.

O espectáculo, que estará em exibição entre sexta-feira e 4 de Outubro, dividido em dois episódios, em que o público para poder ver as duas partes da peça terá que se deslocar a dois dos oito concelhos abrangidos pela rede, visto que nenhum recebe as duas partes.

Devido à instabilidade das condições climáticas, alguns dos espectáculos previstos para o ar livre terão lugar em espaços fechados, informou Inês Almeida.

A iniciativa, que é de entrada gratuita, vai apresentar em Montemor-o-Velho, Soure, Pombal e Penela o primeiro episódio e a segunda parte na Lousã, Coimbra, Figueira da Foz e Miranda do Corvo.