Emissão Renascença | Ouvir Online

Lumina. O barulho das luzes ouve-se em Cascais

12 set, 2014 • Inês Alberti

O Festival de Luz, na sua terceira edição, foi eleito um dos dez melhores da Europa. São esperadas 500 mil pessoas.

Lumina. O barulho das luzes ouve-se em Cascais
Há 136 anos acendiam-se em Cascais as primeiras iluminações eléctricas em Portugal. Esta sexta-feira, a mesma vila ilumina-se com o Festival Lumina, classificado como um dos dez melhores da Europa pelo jornal "The Guardian".

Cascais recebe mais de 26 instalações eléctricas de 40 artistas do Canadá, Holanda, França, Finlândia, Eslovénia, Reino Unido, Alemanha, Polónia, Áustria, Macau e Portugal.

Esta já é a terceira edição do festival que une dois ingredientes base: a luz e o mar. É por isso natural escolher Cascais para receber a iniciativa, não só porque "é um terra de pescadores e faróis, mas também porque foi em Cascais que foi inaugurada a iluminação eléctrica pública em Portugal", diz à Renascença Nuno Maya, um dos criadores do Lumina - Festival de Luz. 

As novidades do Lumina 2014 são uma projecção de 360 graus e 300 metros na fachada da Cidadela, dois peixes gigantes suspensos na baía, e uma parede de "graffitis" que se pintam com água e luz.

Os organizadores esperam que cerca de meio milhão de pessoas visitem os três quilómetros de arte e animação, completamente gratuitos, instalados entre sexta e domingo.