Emissão Renascença | Ouvir Online

Descoberto conjunto de frescos em igreja do século XVI

25 ago, 2014

Pinturas foram descobertas na sequência de trabalhos de prospecção pictórica, realizados na Igreja da Misericórdia de Alvalade, uma das mais antigas do concelho de Santiago do Cacém.

Um importante conjunto de frescos foi descoberto na abóbada de uma igreja do século XVI localizada na vila de Alvalade, no concelho de Santiago do Cacém, Setúbal, revelou esta segunda-feira uma responsável pelas prospecções pictóricas.

Foram encontradas "várias figuras", entre as quais "dois anjinhos e um anjo maior", mas "toda a abóbada estará preenchida com desenhos", disse a conservadora e restauradora de arte Carla de Freitas, em declarações à agência Lusa. 
 
As pinturas murais a fresco foram descobertas na sequência de trabalhos de prospecção pictórica, realizados na semana passada, na Igreja da Misericórdia de Alvalade, uma das mais antigas do concelho de Santiago do Cacém. A sua construção foi concluída em 1570. 
 
Carla de Freitas refere que já há muitos anos que existiam suspeitas da existência de tais pinturas na igreja e que, em dois dias, foram feitas "sondagens em várias zonas da abóbada" do edifício.

O conjunto de frescos, apesar de estar coberto por várias camadas de cal, parece estar em "bom estado" de conservação, disse a responsável, escusando-se, para já, avançar com a data e origem das pinturas. 
 
"É muito antigo, mas a sua origem só se poderá saber depois de estar tudo limpo e descoberto e após um estudo completo", adiantou. 
 
Também em declarações à Lusa, o presidente da Junta de Freguesia de Alvalade, Rui Madeira, afirmou que se trata de "um achado muito importante" para a freguesia, tendo em conta a aposta que tem sido feita na requalificação da igreja. 
 
O autarca alentejano realçou que o edifício, sem culto há vários anos, tem recebido obras para transformar o espaço num núcleo museológico. 
 
Segundo o presidente da junta de freguesia, a capela é um dos locais mais importantes da feira Alvalade Medieval, cuja edição deste ano decorre entre 19 e 21 de Setembro. 
 
A feira medieval, acrescentou, fica marcada, todos os anos, pela inauguração de uma exposição na igreja, sendo que a mostra deste ano, relacionada com arqueologia, será valorizada com o conjunto de frescos agora descoberto.