Emissão Renascença | Ouvir Online

Um Verão, 14 destinos

Em Londres também faz sol

25 jul, 2014 • Carolina Rico

O Verão tem 14 semanas. A Renascença dá-lhe uma sugestão por semana. Descanso para todos os gostos.

Em Londres também faz sol

O Reino Unido pode não ser conhecido pelo tempo soalheiro, mas também há dias de Verão em terras de sua majestade. Pelo sim pelo não, leve o guarda-chuva.

Londres é uma das cidades mais cosmopolitas da Europa. A capital britânica é casa de mais de oito milhões de pessoas e no seu centro, em Trafalgar Square (na foto em cima), história do país exibe-se lado a lado com todas as culturas do mundo.

O Soho e a Chinatown são já aqui ao lado. Piccadilly Circus também. Esta pequena Times Square é um dos locais mais movimentados de Londres. Costuma dizer-se que é impossível não encontrar alguém conhecido quando se passa algum tempo nesta praça.

Sabia que o verdadeiro nome do Big Ben é Elizabeth Tower? A famosa torre das Casas do Parlamento guarda um dos maiores relógios de quatro faces do mundo e comemorou este ano o seu 155º aniversário.

No que toca à idade, o Big Ben não pode competir com a abadia de Westminster, um dos mais importantes edifícios históricos do país. Local de tradição religiosa há mais de mil anos, a igreja actual foi construída há mais de 700. Aqui estão sepultados reis e rainhas, mas também cientistas, como Isaac Newton, e poetas, como Charles Dickens.

Discursos e bacalhau


As Casas do Parlamento. Foto: Wikimedia Commons

Em Londres, um bocadinho de chuva não é sinónimo de um dia estragado. Mal o sol volta rasgar as nuvens, ainda que por pouco tempo, os relvados dos vários parques públicos enchem-se de gente. Um fenómeno que não parece assustar os muitos esquilos que por aqui andam.

No Hyde Park, as dezenas de pessoas que fazem fila não estão a espera do sol, mas sim de uma oportunidade para falar. No Speakers' Corner, o “canto dos oradores”, qualquer pessoa pode discursar e criticar qualquer um – com excepção da família real e do Governo inglês.

Durante o passeio, aproveite para comer “fish and chips”, provavelmente o único prato de bacalhau que os portugueses não incluem suas nas centenas de receitas. O “fish and chips” tipicamente inglês leva bacalhau fresco panado e servido em papel de jornal.

Para os amantes de arte, o contemporâneo Tate, o Museu Britânico, o Victoria & Albert e a Galeria Nacional são paragens obrigatórias. A última é casa de 2.300 pinturas de Van Gogh, Rembrandt, Monet, Michelangelo, Da Vinci, Raphael e Botticelli, entre muitos outros.

Se viaja com crianças, não deixe de visitar os esqueletos de dinossauros no Museu de História Natural e as divertidas esculturas de cera do Madame Tussauds, onde pode tirar uma “selfie” com os Beatles.

A cidade vista do rio
No Palácio de Buckingham, não espere ver a Rainha espreitar à janela com príncipe George ao colo. Ainda assim, a residência oficial da família real vale a vista. No exterior, durante o Verão, e se o tempo o permitir, pode assistir à cerimónia do render da guarda todos os dias.

Para uma perspectiva diferente sobre a cidade pode optar por um passeio de barco no Tamisa, de onde se vê a Catedral de São Paulo, a roda gigante conhecida por London Eye, o Globe (um teatro-museu que reconstitui o espaço onde Shakespeare encenou grande parte das suas peças) e, claro, a ponte de Londres.

Quer no centro da cidade, quer nos subúrbios, e até nas zonas rurais, em pequenas casas de tijolo rodeadas de ovelhas a pastar, uma passagem pelos “pubs” históricos marca o fim do dia para centenas de britânicos.

Há ainda dezenas de lugares interessantes para conhecer fora da capital. Se tiver oportunidade de ficar alguns dias no Reino Unido, aproveite para conhecer a cidade universitária de Oxford, o misterioso anel de Stonehenge e o imponente castelo de Windsor.

Este Verão, a Renascença dá-lhe a conhecer 14 destinos de férias em Portugal e no mundo. Espreite os destinos sobre os quais já escrevemos