Músicos da Casa da Música e pessoas com necessidades especiais juntos em palco

14 abr, 2014

Espectáculos do ciclo "Ao Alcance de Todos" juntam músicos profissionais e utentes de várias instituições.

Músicos da Casa da Música e pessoas com necessidades especiais juntos em palco

Os palcos da Casa da Música, no Porto, vão estar novamente "Ao Alcance de Todos" a partir desta segunda-feira, com uma série de espectáculos que vão juntar músicos da instituição e pessoas com necessidades especiais de diversas origens.

O ciclo "Ao Alcance de Todos", que já acontece desde 2007, abarca "verdadeiros dias de inclusão", resume o coordenador do serviço educativo da Casa da Música, Jorge Prendas.

"A nossa ideia de inclusão passa pela mistura de todos. Todos estarem no mesmo palco e no mesmo patamar. Por exemplo, o nosso espectáculo 'O Memo' é com pessoas com demência, algumas com Alzheimer, com os seus familiares e com o nosso minicurso de formação de animadores musicais", diz à Renascença.

"É um trabalho que junta estas pessoas todas em palco e que mostra como elas, que não são músicos de formação, pessoas que estão neste momento com problemas (algumas terão esses problemas ate ao fim da vida), são capazes de realizar trabalhos artísticos de qualidade", explica Jorge Prendas. 

Neste ciclo participam utentes da Santa Casa da Misericórdia de Vila Nova de Gaia, pacientes do Hospital Magalhães Lemos e elementos da Associação dos Deficientes das Forças Armadas.

A iniciativa "Ao Alcance de Todos" termina no dia 30 de Abril.