Emissão Renascença | Ouvir Online

Uso do português na internet aumentou 990%

29 out, 2013 • Maria João Costa

A utilização da língua de Camões no ciberespaço vai estar em análise na II Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que começa esta terça-feira, em Lisboa.

O uso do português na internet aumentou 990%, no espaço de uma década. As contas são apresentadas por Inês Duarte, professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

“Nos últimos dez anos, entre 2000 e 2010, houve um aumento substancial do número de utilizadores da internet que usam o português, que comunicam em português, que põe no ar conteúdos em português. O aumento é tão grande que é qualquer coisa na ordem dos 990% durante este período”, salienta a catedrática em declarações à Renascença.

O português é a quinta língua mais usada na internet. “Em 2010 havia qualquer coisa como 82,5 milhões de utilizadores da internet que usam o português para comunicar”, refere Inês Duarte.

A questão vai estar em análise na II Conferência sobre o Futuro da Língua Portuguesa no Sistema Mundial, que começa esta terça-feira, em Lisboa.

Inês Duarte, que vai coordenador um painel sobre a ciência e inovação, explica que há novos desafios depois da internet, que exigem “tomadas de posição políticas que envolvem todos os países da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP)”.

O desafio passa por tornar o português uma língua de ciência e inovação, ou seja, dar à língua um lugar de destaque nos meios científicos, assinala a professora na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa.

Para esta docente do Departamento de Linguística Geral e Românica, é necessário que desta conferência sobre o português saia, também, um maior entendimento sobre as palavras técnicas que todos os países da CPLP devem adoptar.

A II conferência sobre o futuro da língua portuguesa decorre até sexta-feira, em Lisboa.