Emissão Renascença | Ouvir Online

Conclave pode ser antecipado

16 fev, 2013

Padre Lombardi explicou hoje que se todos os cardeais estiverem presentes na primeira congregação geral depois da sede vacante, pode-se decidir começar o conclave antes de dia 15 de Março.

Conclave pode ser antecipado
Afinal o conclave para eleger o próximo Papa poderá começar antes do dia 15 de Março.

Apesar de as regras actualmente em vigor estipularem que o prazo mínimo para começar a reunião onde se elege o próximo Papa ser de 15 dias depois do começo da sede vacante, como é conhecido o período em que a Igreja está sem Pontífice, esse período pode ser encurtado.

Para isso, explicou hoje o padre Federico Lombardi, basta que os cardeais reunidos em Congregação Geral assim o decidam. Mas para isso, adiantou, é necessário que todos os cardeais eleitores, que não tenham razões de força maior para se ausentarem, estejam presentes.

De facto, uma vez que a data da resignação foi avançada com tanta antecedência a maioria dos cardeais já deverá estar em Roma no início de Março.

“A situação desta vez é diferente da precedente, neste caso evidentemente com a comunicação da renúncia e do anúncio do início da Sede vacante, feito antecipadamente, os cardeais que devem vir a Roma já estão avisados. Na constituição diz entre os 15 e os 20 dias, mas isto é para lhes dar tempo para chegar. Na eventualidade que já tenham chegado todos não será necessário esperar, por isso pode-se interpretar a constituição de modo diferente”, disse Lombardi.

“Para já não tenho nada para dizer a não ser confirmar que esta questão foi colocada por diversos cardeais, esperamos agora uma resposta autorizada”, acrescentou, dando a entender que a decisão pode mesmo vir a ser tomada pelo actual Papa, antes da sua resignação.