Emissão Renascença | Ouvir Online

Pio XI

O Papa escutado pela rádio

12 mar, 2013 • Germano Oliveira

Nome de nascimento: Achille Ratti. Data de nascimento: 31 de Maio de 1857. Período do pontificado: 1922-1939.

O mundo andava assim: a primeira Guerra Mundial deixou demasiado por resolver e o Ocidente acabou por assistir ao advento do fascismo e do nazismo. Depois, havia a economia: em 1929, ali entre duas guerras mundiais, o "crash" da bolsa de Nova Iorque trouxe uma grande depressão. É num contexto convulso que Pio XI vive o seu pontificado – e deixa este mundo em Fevereiro de 1939, na antecâmara de novo conflito mundial.

Mas é também neste enquadramento que a Santa Sé abençoou a invenção de Marconi – a rádio. Foi a 12 de Fevereiro de 1931, data a que o site oficial do Vaticano dedica um texto saudoso. "À chegada de Sua Santidade o Papa Pio XI, o senhor Marconi beijou humildemente o anel do Sucessor de Pedro. O Papa aquiesceu paternalmente, sorriu e colocou a sua mão no ombro de Marconi, de uma forma que se assemelhou quase a um abraço."

Às 16h49 desse 12 de Fevereiro, o Papa comunicou por via do invento de Marconi. Estava consumado o nascimento da Rádio Vaticano, que foi baptizada pela voz de Pio XI. A primeira linha do discurso finalizou com o Papa a pedir para ser escutado: "Ouçam, ó céus, o que eu digo; ouve, ó Terra, ouve as palavras que eu pronuncio… Ouçam e escutam, ó Povos de terras distantes." Era o início da evangelização através de um meio concebido para comunicar com o mundo.

Anos antes, Pio XI já tinha assegurado uma das suas principais conquistas. Em 1929, no mesmo ano que trouxe a Grande Depressão, a Santa Sé assinou o Tratado de Latrão com o governo de Mussolini. O documento permitiu reconhecer a total soberania do Estado do Vaticano. Em contrapartida, a Santa Sé renunciou aos seus antigos territórios, comummente designados "Estados Papais".

Apesar de um primeiro entendimento inicial, as relações entre Pio XI e Mussolini acabaram por esfriar. O desencontro definitivo dá-se em 1931, por via de uma encíclica em que o Papa afirma a impossibilidade de se ser fascista e católico em simultâneo. Em 1937, condenou o nazismo e rejeitou o comunismo ateu.

Quando foi eleito Papa, em Fevereiro de 1922, Pio XI recuperou uma tradição antiga. Quando deu a bênção, fê-lo na janela exterior do Vaticano, virado para a Basílica de São Pedro – era algo a que não se assistia desde 1870. Pio XI queria falar para o mundo: "Quero que a minha primeira bênção vá, como penhor da paz a que aspira a humanidade, não só para Roma e a Itália, mas para toda a Igreja e o mundo inteiro. Dá-la-ei da varanda exterior de São Pedro".

Nasceu a 31 de Maio de 1857, sob o nome Achille Ratti. Estudou nos seminários diocesanos de Milão, cidade cujos arredores o viram chegar à vida. Foi ordenado padre em 1879 e o cardinalato surgiu em 1921, ano em que também é nomeado arcebispo de Milão. Era conhecedor do alemão, do francês e arriscava algo de russo.

Era um homem que gostava de ir alto. Quando podia, praticava alpinismo.