Emissão Renascença | Ouvir Online

Dois sacerdotes assassinados na Colômbia em apenas 15 dias

06 fev, 2013 • AIS

Mais recente caso envolve um sacerdote de 55 anos que foi baleado durante um atentado que visava uma pessoa que estava perto de si, diz a imprensa local.

Depois do homicídio do padre José Francisco Vélez Echeverri, de 55 anos, no dia 16 de Janeiro, na cidade de Buga, ocorreu no início desta semana, o assassinato do Pe. Luis Alfredo Suárez Salazar, da Arquidiocese de Villavicencio, durante as suas férias na cidade natal de Ocaña, no norte de Santander, na fronteira com a Venezuela.

Segundo a agência Fides, “o homicídio ocorreu no bairro de Martinete, onde dois homens armados que se faziam transportar numa moto atiraram pelo menos dez vezes contra o sacerdote e outras duas pessoas que estavam com ele naquele momento”.

A agência cita ainda uma rádio local (que entrevistou o Comandante da Polícia de Santander), em que se afirma que “os bandidos não pretendiam assassinar o sacerdote, mas sim uma das pessoas que estavam a seu lado”.

O assassinato do padre Vélez, considerado como “uma tragédia”, terá sido o resultado de um furto. O sacerdote era “muito empenhado no trabalho social e não tinha, segundo testemunhos dos fiéis, nenhum inimigo”.

Segundo a agência Fides, em 2012, na América do Sul foram mortos 6 sacerdotes: 2 no Brasil, 2 no México, 1 na Colômbia e 1 na Guatemala.