Emissão Renascença | Ouvir Online

Patriarca de Moscovo incentiva a adopção

08 jan, 2013

Apelo de Cirilo surge depois de Vladimir Putin ter aprovado uma lei que proíbe a adopção de crianças russas por parte de famílias americanas.

Patriarca de Moscovo incentiva a adopção
Kiril Patriarca Russo Ortodoxo Russia Rússia
O Patriarca Cirilo de Moscovo apelou às famílias russas que adoptem órfãos e expressou o desejo de que “não haja mais órfãos no nosso país”.

O apelo do Patriarca foi feito durante a missa de Natal, celebrada ontem na Rússia de acordo com o calendário juliano, seguido pela Igreja Ortodoxa daquele país, e surge depois de Vladimir Putin ter aprovado uma lei que proíbe a adopção de crianças russas por parte de famílias americanas.

A polémica medida é uma retaliação por outra lei aprovada nos EUA que impede russos acusados de violações dos direitos humanos de entrarem na América e de possuírem propriedades naquele país.

Os críticos dizem que Putin e o Governo russo estão a subjugar o bem-estar de crianças aos interesses políticos, mas a Igreja Ortodoxa já defendeu a lei, sugerindo todavia que seja aberta uma excepção para crianças com doenças que não possam ser tratadas na Rússia.

Agora Cirilo veio acrescentar este apelo às famílias russas para ajudem a resolver o problema adoptando algumas das cerca de 640 mil crianças consideradas órfãs na Rússia, o que inclui crianças cujos pais estão vivos mas que foram abandonadas.

É preciso, contudo, que muitos fiéis russos atendam as palavras do Patriarca, uma vez que em 2011 registaram-se apenas 7.400 adopções por famílias russas, comparado com 3.400 por parte de famílias estrangeiras, cerca de 1.000 dos quais por americanos.