Emissão Renascença | Ouvir Online

Cristãos são principais vítimas de discriminação

15 out, 2012

Relatório da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre é lançado na terça-feira, em Lisboa.

Cristãos são principais vítimas de discriminação
Os cristãos são, de entre todas as religiões, os que mais sofrem de discriminação, violência e perseguição.

Os dados são avançados pela Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, que amanhã lança o seu relatório sobre liberdade religiosa, publicado de dois em dois anos.

Trata-se de um grande projecto de investigação a nível internacional, com o objectivo de se documentar a situação das minorias religiosas – não apenas as cristãs – em 196 países.

Num comunicado, a Fundação destaca os países com religiões oficiais consagradas na Constituição e que não deixam qualquer margem de manobra para outros credos, “como é o caso da Arábia Saudita, ou em Estados em que é possível expulsar legalmente pessoas de diferentes credos, como acontece, por exemplo, no Tajiquistão”, lê-se.

“De destacar, também, a enorme pressão que é exercida sobre os não-muçulmanos nos países onde existe a Lei da Blasfémia. Isto é particularmente visível no Paquistão, mas tem vindo a ganhar força em países em que há uma crescente pressão oriunda de extremistas islâmicos como no Quénia, Mali, Nigéria ou Chade”, diz ainda o comunicado.

Mas a Europa também é alvo de atenção, particularmente os grupos seculares e anti-religiosos que procuram impor as suas ideias à sociedade.

A obra é lançada amanhã em Lisboa, na Livraria Ferin, às 15h30 com apresentação do deputado Ribeiro e Castro.