Emissão Renascença | Ouvir Online

Representantes de 32 religiões encontram-se em Braga

15 out, 2012 • Isabel Pacheco

O programa de quatro dias inclui muitas conferências, debates e tertúlias, mas também alguns momentos culturais e lúdicos, como dança e meditação.  

Fomentar o diálogo inter-religioso é o objectivo do projecto Aldeia das Religiões, uma iniciativa inédita na Europa, que vai decorrer de 25 a 28 de Outubro, em Priscos, diocese de Braga, juntando 32 confissões religiosas.

“A Aldeia das Religiões é uma novidade no campo da experiência inter-religiosa em Portugal e na Europa e a segunda experiência do género no mundo”, explica o padre João Torres, pároco de Priscos, a freguesia que acolhe as oito casas da aldeia que dão a conhecer os princípios e a história das diferentes religiões.

“Queremos contribuir para consolidar a convivência pacífica entre as pessoas de vários credos e criar reflexão crítica sobre a importância de um viver fraterno, bem como a consciência de pertencer a um grupo e ser capaz de fazer a diferença nas relações humanas através do resgate da razão, da paciência, da tolerância e da paz”, sublinha.

O programa de quatro dias, promovido, em conjunto, pela Capital Europeia da Juventude e a Arquidiocese de Braga, inclui muitas conferências, debates e tertúlias, mas também alguns momentos culturais e lúdicos, como dança e meditação.

Além das oito casas, existe uma tenda comum e um refeitório com ementas estudadas ao pormenor, uma vez que várias religiões têm restrições alimentares.