Emissão Renascença | Ouvir Online

Arábia Saudita limita poderes de polícia religiosa

08 out, 2012

Agentes têm por função controlar o vestuário das mulheres e evitar a socilalização de homens e mulheres não casados.

Os agentes da Mutawa, a polícia religiosa da Arábia Saudita, vão passar a ter menos poderes. A reforma desta instituição visa recuperar a sua reputação entre a população depois de uma série de escândalos.

Recentemente um grupo de agentes encetou uma perseguição pelas ruas de Ríade, atrás de um homem que se tinha recusado a baixar o volume do rádio do carro, provocando um acidente mortal.

Com as novas regras os agentes perdem a autoridade para deter ou interrogar pessoas, deixando isso para a polícia civil e restantes autoridades militares. A Mutawa deixou também de aceitar voluntários e alguns agentes que tinham sido acusados de “excesso de zelo” foram despedidos.

Entre as tarefas da Mutawa encontra-se o dever de fazer cumprir o rigoroso código que regula o vestuário permitido no reino bem como outras questões como a utilização de maquilhagem pelas mulheres, a socialização de homens e mulheres que não sejam parentes ou casados e, por exemplo, garantir que os locais de trabalho se encontram fechados às horas de oração.