Emissão Renascença | Ouvir Online

Conferências Episcopais

Europa precipitou-se em criar o euro

29 set, 2012 • Aura Miguel, na Suíça

Arcebispo de Bruxelas alerta que uma moeda única por si só não chega. É preciso um projecto político, uma unidade cultural e espiritual europeia.

Europa precipitou-se em criar o euro
bce
O Arcebispo de Bruxelas defende que a Europa precipitou-se em criar o euro descurando a sua unidade cultural. Monsenhor André Léonard lembra que uma moeda comum não chega. É preciso uma unidade política e espiritual.

“Talvez se tenha criado depressa demais a Europa monetária à volta do euro, antes de se ter aprofundado a unidade política e também a sua unidade espiritual e servem-se de fórmulas e de modelos jurídicos para criar todo um conjunto de novos direitos que são de inspiração individual, direitos novos que privatizam o direito”, considera Monsenhor André Léonard.

Preocupante é também a indiferença da maioria dos europeus pela política. “Penso que uma das razões é porque já não se percebe, na construção europeia, uma perspectiva humana”, alerta.

O Arcebispo de Bruxelas sublinha que na União Europeia “percebe-se muito bem que há uma perspectiva económica, política, com aspectos positivos e negativos, mas talvez falte na construção do projecto europeu um projecto humano, cultural que dê um ideal, uma perspectiva para o futuro”.

A crise na Europa ocupa os trabalhos em Saint Gallen, na Suíça, até domingo, onde decorre o encontro dos presidentes das Conferências Episcopais Europeias. Na agenda de hoje está prevista uma intervenção do Cardeal Patriarca de Lisboa, D. José Policarpo.