Emissão Renascença | Ouvir Online

Detido autor de vídeo anti-Islão nos Estados Unidos

28 set, 2012

Nakoula Basseley estava em liberdade condicional e foi considerado um “perigo para a comunidade” pelo tribunal da Califórnia.

Detido autor de vídeo anti-Islão nos Estados Unidos
A polícia norte-americana deteve, na quinta-feira, o autor do polémico vídeo “A Inocência dos Muçulmanos”, considerado ofensivo ao Islão.

As autoridades da Califórnia consideram que ao partilhar o vídeo na Internet, Nakoula Basseley, de 55 anos, violou a liberdade condicional em vários aspectos.

Isto, porque Basseley já tinha sido condenado, em 2010, por fraude bancária, tendo sido colocado em liberdade condicional, após ter cumprido uma pena de 21 meses de prisão.

A juíza responsável pelo caso, Suzanne H. Segal, afirmou ao jornal “Los Angeles Times” que o autor do vídeo representava “um certo perigo para a comunidade” e que “o tribunal tem falta de confiança no réu neste momento”.

Na sequência das ameaças de morte relacionadas com o seu vídeo, Nakoula Basseley ter-se-á escondido, mas as autoridades garantem que foi sempre seguido pela polícia.

“A Inocência dos Muçulmanos” irritou o mundo, sobretudo, por ridicularizar o profeta Maomé, apresentado como um mulherengo e bandido. Um ministro paquistanês chegou mesmo a oferecer dinheiro a quem conseguisse matar o autor do filme, um copta radical egípcio a viver dos Estados Unidos.