Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa chega hoje a Milão. Esperam-no muitas famílias e Beethoven

01 jun, 2012 • Aura Miguel

Depois da sua chegada Bento XVI vai ao La Scala onde será presenteado com uma actuação da 9ª Sinfonia de Beethoven.

Papa chega hoje a Milão. Esperam-no muitas famílias e Beethoven
O Papa Bento XVI chega logo à tarde à cidade italiana de Milão, onde vai participar no Encontro Mundial das Famílias, mas o Papa tem já hoje vários pontos em agenda.

Quando aterrar em Milão vai directamente para a praça mais emblemática da capital da Lombardia – a Piazza Duomo – dominada pela magnífica catedral.

Aqui Bento XVI profere as primeiras palavras desta visita de três dias, num encontro com os cidadãos milaneses.

O encontro seguinte ficará histórico, pois Bento XVI vai sentar-se na plateia do Teatro La Scala para ouvir a 9ª Sinfonia de Beethoven, sob a direcção do actual maestro residente Daniel Baremboin.

Presentes, além do Papa, vão estar as 85 delegações oficiais que participam no Encontro Mundial das Famílias.

À volta do Teatro haverá alguns ecrãs gigantes, para os que estão do lado de fora poderem participar.

O director do Teatro, Stephane Lissner, considera que este é um marco histórico para a instituição: “Este encontro extraordinário criou as condições necessárias para enriquecer a história do nosso teatro com mais um capítulo precioso. O La Scala abre as portas ao pontífice. Não é apenas um evento, mas um gesto de grande proximidade ao mundo da arte e um reconhecimento da nossa missão e do nosso dever social”.

A presença do Papa é mais significativa ainda tendo em conta o seu grande amor, e conhecimento, de música clássica. Um aspecto que pesa na mente dos funcionários que o vão receber: “Todos nós do La Scala preparámos a sua vinda, sabendo que estamos a acolher um entendedor. Num mundo tão tragicamente dividido, todas as mensagens de Bento XVI são um convite à unidade”, afirma Lissner.

Em paralelo, prosseguem os trabalhos do Congresso das Famílias. À noite, porém, todos foram convocados para um vigília de oração na catedral, onde também se rezará pelas recentes vítimas dos sismos que afectaram esta zona.