Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa dá "bolsa de oxigénio" a ex-anglicanos

02 mai, 2012

Gesto do Santo Padre é visto como encorajamento e sinal da sua estima por esta estrutura que ele próprio criou.

Papa dá "bolsa de oxigénio" a ex-anglicanos
Andrew Burnham, Keith Newton, John Broadhurst, anglicanorum coetibus
O Papa Bento XVI dotou o ordinariato pessoal de Nossa Senhora de Walsingham, criado para acolher ex-anglicanos de Inglaterra e do País de Gales que queiram entrar em comunhão com Roma, de uma bolsa de oxigénio ao fazer um donativo de 250 mil dólares.

O ordinariato foi criado em Janeiro de 2010. No primeiro ano chegou a contar com cerca de 60 clérigos, muitos dos quais casados, e perto de mil fiéis. Só esta Páscoa esse número aumento em 20% com a recepção de outros 250 leigos.

Contudo, o ordinariato tem tido graves dificuldades financeiras, especialmente tendo em conta que muitas das suas comunidades tiveram de procurar novas igrejas e os custos inerentes a suportar padres com família.

Com este donativo de Bento XVI o ordinariato pode agora respirar de alívio, pelo menos durante algum tempo. Segundo o comunicado do ordinariato este gesto do Papa representa bem a sua dedicação e a sua estima por esta estrutura que deve muito à sua vontade de trabalhar no sentido da unidade dos cristãos.

O ex-bispo anglicano e agora sacerdote católico Keith Newton, que é o responsável pelo ordinariato de Nossa Senhora de Walsingham, mostrou-se muito agradecido ao Santo Padre: “Este presente é uma enorme ajuda e encoraja-nos à medida que crescemos e desenvolvemos a nossa vida eclesial distinta, enquanto procuramos contribuir para o trabalho mais alargado de evangelização em Inglaterra e País de Gales”.