Emissão Renascença | Ouvir Online

Ecumenismo musical

Coro anglicano de Westminster actua em Roma

07 mar, 2012

Será a primeira vez que o coro da Capela Sistina canta em conjunto com outro coro.

Coro anglicano de Westminster actua em Roma
O famoso coro da Abadia anglicana de Westminster aceitou um convite de Bento XVI para actuar no Vaticano, em conjunto com o coro da Capela Sistina. O evento terá lugar entre os dias 28 e 29 de Junho, por ocasião da festa de São Pedro e de São Paulo.

A ideia de convidar o coro de Westminster partiu do Papa, um amante e entendido de música, durante a sua visita ao Reino Unido em 2010. Nessa altura o coro cantou na celebração ecuménica das vésperas, na Abadia de Westminster.

No dia 28 de Junho os dois coros cantarão em conjunto as vésperas na Basílica de São Paulo Extramuros e, no dia 29, na missa presidida pelo Papa na Basílica de São Pedro, no Vaticano. Para além temas na tradição musical latina, serão também entoados cânticos da tradição anglicana, em inglês.

Em toda a sua história o coro da Capela Sistina nunca cantou com outro grupo e esta será também a primeira vez que o Coro da Abadia de Westminster actua no Vaticano.

Para preparar a visita o Coro da Capela Sistina empreenderá uma visita ao Reino Unido em Maio, onde dará um concerto no dia 6 na Catedral católica de Westminster. Será também a primeira vez que o coro do Vaticano actua no Reino Unido.

O coro da Abadia de Westminster é composto por 30 rapazes e 12 adultos. A Abadia mantém uma escola para a educação exclusiva dos rapazes que participam no coro.