Emissão Renascença | Ouvir Online

Netanyahu dá a Obama presente biblicamente pertinente

06 mar, 2012

História de Rainha Ester narra um plano dos persas para liquidar o povo judeu.

Netanyahu dá a Obama presente biblicamente pertinente
O primeiro-ministro de Israel ofereceu ontem ao presidente americano Barack Obama um manuscrito antigo hebraico que narra a história bíblica da Rainha Ester.

O significado do presente não terá passado despercebido a Obama. No Antigo Testamento a história de Ester explica como os judeus conseguiram escapar de uma tentativa de genocídio planeada pelos persas, antepassados dos actuais iranianos.

“Também naquela altura eles nos queriam liquidar”, disse Netanyahu a Obama quando lhe deu o presente, aludindo aos planos do Irão para adquirir um

A história teve lugar durante o exílio do povo judaico. Ester era judia mas acabou por casar com o rei Assuero e tornar-se rainha. Mais tarde a rainha interveio para impedir o conselheiro do rei, Haman, de executar um plano que levaria ao extermínio de todos os judeus.

Pela intervenção de Ester, Haman é que foi morto e os judeus, em vez de serem liquidados, acabaram por se vingar daqueles que lhes queriam fazer mal. Este evento é assinalado pelos judeus na festa do Purim, que se celebra este ano a partir do fim do dia de quarta-feira, 7 de Março.

Durante a reunião que manteve com Netanyahu, contudo, Obama terá pedido a Israel para evitar atacar o Irão e aguardar para dar tempo às sanções económicas. Israel encara a obtenção de armas nucleares por parte do Irão como uma ameaça existencial.

[Notícia actualizada às 11h20, 7-3-2012]