Emissão Renascença | Ouvir Online

Vaticano pede a católicos que ajudem cristãos da Terra Santa

01 mar, 2012

A falta de paz na região tem afectado negativamente a presença cristã em todo o Médio Oriente.

Vaticano pede a católicos que ajudem cristãos da Terra Santa
Cristaos na Siria
O Vaticano apela à solidariedade para com a Terra Santa nesta Quaresma.

Em Carta publicada hoje o Prefeito da Congregação para as Igrejas Orientais lembra que a falta de paz na região obriga cada vez mais cristãos a deixarem os seus países de origem.

Tem sido o caso na Terra Santa, na Líbia, no Iraque e no Egipto, sublinha Monsenhor Leonardo Sandri, que apela à generosidade de todos no peditório de Sexta-feira Santa.

“A emigração de cristãos tem-se agravado pela falta de paz, que tenta empobrecer a esperança, transformando-se em medo de estar sozinho perante um futuro que parece não existir, senão como um abandono da própria pátria”, escreve o monsenhor Sandri.

O que for recolhido nas várias comunidades pelo mundo inteiro será canalizado para apoiar as escolas, os programas de saúde e de habitação nos vários países em confronto.

Os cristãos são uma pequena minoria no Médio Oriente, mas com raízes profundas. A maioria dos cristãos no mundo árabe são ortodoxos mas uma grande proporção são católicos.

A Igreja Católica mantém, porém, uma rede de escolas, hospitais e outros serviços desproporcional em relação ao tamanho da comunidade.