Turismo

Rotas turísticas realçam património religioso do Douro

27 set, 2011

Região abrange quatro dioceses, Porto, Vila Real, Bragança-Miranda e Lamego.

A partir do final de Setembro, ficam disponíveis três circuitos turísticos que dão a conhecer o património religioso do Douro.

Trata-se do projecto "Douro religioso" que tem permitido recuperar igrejas, capelas, santuários daquela região, colocando-os no centro das rotas do turismo.

Uma maneira de mostrar que o douro tem muito mais do que os passeios de barco no rio e as adegas de vinho: “É um projecto pioneiro no âmbito do turismo de Portugal, porque pela primeira vez estamos a estruturar o turismo cultural e religioso na região do Douro, muito voltada em termos turísticos para o vinho e para o rio. O objectivo é mostrar que o Douro é muito mais que isso, e que é possível compatibilizar esses recursos com o património religioso. Tem uma concentração na diocese de Lamego, mas a região abrange quatro dioceses, Porto, Vila Real, Bragança-Miranda e Lamego”.

Varico pereira, director técnico da Turel - Turismo Cultural e Religioso, promotor desta iniciativa que há dois anos congrega esforços de diversas entidades da Igreja Católica e do Estado.

No âmbito deste projecto, foram inventariados 93 imóveis e mais de 300 objectos de interesse, entre outros, pinturas e talhas.

Para os conhecer, nada melhor do que fazer uma das três rotas criadas: “Uma rota do Douro maravilhoso, portanto a visita vai da Sé de Lamego, passando pelo mosteiro de São João de Tarouca, até Miranda do Douro. É a rota mais longa, porque abrange toda a região do Rio Douro. Depois temos a rota das Paisagens e da Religião, que dá a oportunidade às pessoas de visitarem locais que são excelentes miradouros, que têm sempre uma capela ou uma igreja associada. A terceira é o Douro a Sete Chaves, que dá ao turista um contacto maior com a população local, porque vão visitar locais que normalmente estão fechados, por isso as pessoas são obrigadas a procurar a pessoa que tem a chave da Igreja para poder ver os tesouros que normalmente estão fechados a sete chaves”.

No final do mês, quem quiser pode começar a fazer um destes circuitos, basta dirigir-se a um dos sete locais que disponibilizam toda a informação, como é o caso do museu diocesano de Lamego.

Vaticano assinala Dia Mundial do Turismo
Na mensagem para este Dia Mundial do Turismo o Vaticano pede aos responsáveis católicos que apostem neste sector, um dos que mais contribui para o encontro de culturas.

Monsenhor António Maria Veglio, presidente do Conselho Pontifício para a Pastoral dos Imigrantes e Itinerantes - lembra que há mais de 900 milhões de pessoas a fazer deslocações internacionais com regularidade, o que deve levar a Igreja a aprofundar a Pastoral do Turismo.