Salesianos debatem educação de hoje em congresso

03 set, 2015 • Ana Lisboa

O congresso, que começa esta quinta-feira, enquadra-se nas celebrações dos 200 anos do nascimento de S. João Bosco.

“E-ducar para além da cloud - futuro do coração educativo” é o tema do congresso dos Salesianos, que decorre esta quinta-feira e sexta no Estoril, no âmbito das celebrações dos 200 anos do nascimento de S. João Bosco.

O objectivo da reunião é reflectir “sobre alguns dos desafios que são prementes na educação hoje, no que se refere à sua relação com as novas tecnologias”, sublinha o Padre Tarcísio de Morais, da organização.
 
“Nós percebemos que as crianças e os jovens têm um viver que passa pela vida quotidiana constante no mundo do digital, no mundo das tecnologias e, portanto, há um desfasamento entre esse viver e aquilo que é a realidade educativa das escolas e dos ambientes educativos em geral. É preciso ajudar tanto os educadores a emergir neste mundo para que o possam entender melhor e ajudar os jovens a perceber que há mais mundo para além do digital, para além das novas tecnologias”, sublinha o responsável dos salesianos.
 
Esta realidade obriga a pensar numa nova forma de educação “que ainda não tem um desenho concreto, um desenho definido.”Tarcísio de Morais considera que “é preciso que tanto as instituições educativas, como quem pensa a educação, como quem governa a educação tenha a oportunidade de escrever caminhos novos”.
 
O congresso vai ainda analisar a experiência e a pedagogia salesiana, o modelo educativo deixado por S. João Bosco, que coloca os jovens no centro das preocupações.
 
Durante estes dois dias vão participar várias personalidades ligadas a esta área, entre outros, David Justino, antigo ministro da educação, Marcelo Rebelo de Sousa e o Padre Rui Alberto Almeida, director das Edições Salesianas.