Tempo
|

Bento XVI discursa pela primeira vez desde que resignou. O tema? Música

04 jul, 2015 • Aura Miguel

Joseph Ratzinger, Papa emérito, recebeu este sábado dois doutoramentos, um da Universidade João Paulo II de Cracóvia e outro pela Academia de Música de Cracóvia.

Bento XVI discursa pela primeira vez desde que resignou. O tema? Música
O Papa emérito discursou pela primeira vez desde que resignou em 2013 e o discurso foi publicado no boletim do Vaticano.

Bento XVI agradece os dois doutoramentos que reforçam ainda mais a sua ligação a Cracóvia e à Polónia, e diz mesmo que sem João Paulo II, o seu caminho espiritual e teológico não seria imaginável.

O discurso valoriza o contributo da música sacra ocidental e o seu papel na liturgia.

O Papa emérito considera que nenhum outro âmbito cultural no mundo tem a grandeza da música ocidental que nasceu no âmbito da fé e que isto deve-nos pôr a pensar.

A música de Bach, para Ratzinger, é a demonstração da verdade do Cristianismo, mas também as músicas de Palestrina, Mozart, Haendel, Beethoven e Bruckner.

Bento XVI recorda a beleza das liturgias celebradas por João Paulo II nos cinco continentes, em articulação com a música ocidental, e espera agora que o dom da música proveniente desta tradição se articule com a força criativa da fé.