Emissão Renascença | Ouvir Online

Bispo de Viseu. "Deus não ama menos um padre que case do que um padre que não case"

08 mai, 2015 • Liliana Carona

Viseu prepara nova organização da diocese devido à falta de padres.

A média de idade dos sacerdotes na diocese de Viseu ronda os 66 anos. Preocupado mas optimista, o bispo de Viseu, D. Ilídio Leandro, recusa falar em classe em vias de extinção, mas não esconde estar preocupado com o decréscimo do número de padres na diocese. Por isso prepara uma nova organização da diocese.

"Há uma forma nova de organizar a vida pastoral nas paróquias, experimentada já em muitos países e muitas dioceses com a necessidade de alguns párocos terem mais do que uma paróquia e organizarem a vida com a colaboração dos leigos", diz. "Os cada vez menos sacerdotes têm que responder a mais comunidades, a mais paróquias."

Questionado sobre o facto alguns padres desistirem para poderem casar, D. Ilídio Leandro fala em respeito.

"É uma coisa muito boa, muito bela. Deus respeita e aceita e não ama menos um padre que case do que um padre que não case, isto é, Deus ama todas as pessoas independentemente das suas opções. Cada pessoa em sua consciência toma as decisões que entende", defendeu, à margem do Dia Mundial das Comunicações Sociais, data em que se reúne anualmente com os jornalistas da região.

No dia 6 de Julho vai decorrer um encontro de sacerdotes da diocese de Viseu em Albergaria-a-Velha com o objectivo de pensar a reorganização da diocese.