Emissão Renascença | Ouvir Online

Os militares e a fé

26 abr, 2015 • Ângela Roque

Uma entrevista ao Bispo das Forças Armadas e de Segurança, a figura de Nuno Álvares Pereira e a confirmação de que o Papa tenciona ir a Fátima em 2017 são temas em destaque no programa "Princípio e Fim" desta semana.

Num fim-de-semana de comemorações militares o programa "Princípio e Fim" da Renascença falou com o Bispo das Forças Armadas e de Segurança sobre o sentido que ainda faz a Igreja ter uma diocese castrense, e lembrámos a figura de Nuno Álvares Pereira, um guerreiro que é Santo. A confirmação de que o Papa tenciona vir a Fátima em 2017 esteve também em destaque na edição desta semana.

Quarenta e um anos depois do 25 de Abril, quando o serviço militar já nem é obrigatório, ainda faz sentido a Igreja ter uma diocese castrense? O Bispo das Forças Armadas e de Segurança garante que a assistência religiosa aos militares continua a ser indispensável. Em entrevista ao programa "Princípio e Fim" da Renascença ,falou das dificuldades de ter uma diocese que abrange o país todo, e do sonho que tem de ver alguns seminaristas serem formados especificamente para serem capelães.

Haverá uma maneira cristã de fazer a guerra? Seis anos depois da canonização de Nuno Álvares Pereira, e com a ajuda de D. Duarte Pio de Bragança, lembramos a figura do Condestável e o que fez de diferente para ser Santo. A reportagem da Renascença passou por Cernache do Bonjardim, terra natal de S. Nuno de Santa Maria, onde a romaria em sua honra terminou este fim-de-semana.

O Papa Francisco quer vir a Fátima em 2017, pelo centenário das aparições. A confirmação foi dada no sábado por Francisco na audiência privada que concedeu ao Bispo de Leiria-Fátima. D. Antonio Marto falou com a Renascença ainda em Roma, e não escondeu a sua satisfação.

Neste Dia Mundial das Vocações lembrámos ainda Alexandrina de Balazar, beatificada há 11 anos, e falámos do livro “O que fazes aí fechada?”. Da autoria do jornalista da Renascença Filipe d’Avillez, que entrevistou várias mulheres que escolheram ser freiras, o livro pretende desmistificar uma série de preconceitos que ainda existem à volta da vida consagrada no feminino. Vai ser lançado esta segunda-feira em Lisboa.

A crónica do programa teve esta semana a assinatura da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez.