Emissão Renascença | Ouvir Online

Patriarca também diz #somostodospessoas

24 abr, 2015

Acontecerá no domingo: uma oração e um minuto de silêncio em solidariedade para com as vítimas dos naufrágios no Mediterrâneo.

Patriarca também diz #somostodospessoas
O presidente da Conferência Episcopal Portuguesa (CEP) uniu-se à iniciativa “Somos todos pessoas” que convida os portugueses a uma “manifestação de indignação” face às tragédias que vitimaram mais de 1.500 pessoas este ano, na travessia do Mediterrâneo. A acção está marcada para domingo.

Num comunicado enviado à Agência Ecclesia, o secretário da CEP, padre Manuel Barbosa, pede que as propostas deste apelo cheguem a “todas as paróquias” de cada diocese para que “todos possam comungar destas iniciativas congregadas à volta do lema #somostodospessoas”.

campanha é uma iniciativa da Agência Ecclesia, Cáritas Portuguesa, Conferência dos Institutos Religiosos de Portugal (CIRP), Comissão Nacional Justiça e Paz, Comissão Nacional Justiça, Paz e Ecologia dos Religiosos, Departamento Nacional da Pastoral Juvenil, Fundação Ajuda à Igreja que Sofre, Obra Católica Portuguesa de Migrações e Serviço Jesuíta aos Refugiados, apoiada pela Conferência Episcopal Portuguesa, a que se associou o Santuário de Fátima.

Esta iniciativa conta com o apoio da Renascença, como explica o cónego João Aguiar Campos, presidente do conselho de administração do grupo r/com e director do secretariado nacional das comunicações sociais. “Está em causa um drama. Estão em causa os direitos de um conjunto de pessoas à vida e, por isso, a Renascença, que sempre luta por estas causas, não poderia ficar à margem de um gesto como este. É sobretudo um gesto que desafia a passarmos além das boas intenções, das lágrimas ou das exclamações piedosas, mas também precisamos destes sinais. É uma espécie de toque de despertador que se vem repetindo em diversos cantos e também neste canto português”, disse.

As organizações católicas “apelam a todos os portugueses para que, no próximo domingo, coloquem nas suas janelas um pano branco ou usem uma peça de roupa branca, numa “manifestação de indignação”. Para as celebrações das missas deste domingo, 26 de Abril, é sugerido que se inclua uma prece, na oração dos fiéis, por esta causa.

“Para que saibamos pôr fim ao drama do Mediterrâneo, lutando contra a indiferença e denunciando as injustiças, no cuidado com todos os que buscam melhores condições de vida e na atenção à dignidade humana de cada um dos nossos irmãos e irmãs, oremos”, é a prece proposta.

Este ano, mais de 1.500 pessoas morreram no Mar Mediterrâneo, um número 50 vezes superior ao de 2014, com destaque para o naufrágio que vitimou cerca de 800 pessoas no último domingo.