Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa nomeia D. Manuel Clemente para a Congregação do Clero

13 abr, 2015 • Aura Miguel

Francisco confiou ao Patriarca a área chave do clero e também o universo das comunicações sociais.

O Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, foi nomeado pelo Papa Francisco para a Congregação do Clero. As nomeações foram divulgadas esta segunda-feira, pelo Vaticano. 

Francisco confiou ao Patriarca de Lisboa a área chave do clero, que supervisiona toda a realidade mundial relacionada com os sacerdotes, e também o universo das comunicações sociais.

É habitual que depois de cada Consistório, de onde saem novos cardeais, o Papa os distribua pelos vários dicastérios da Cúria romana. As Congregações são uma espécie de ministérios e Francisco anunciou, esta segunda-feira, onde quer que os novos cardeais dêem o seu contributo.

Além das Congregações, há também os Conselhos Pontifícios, semelhantes a secretarias de Estado, tendo o Patriarca de Lisboa sido colocado na das comunicações sociais, área em profunda remodelação por iniciativa do Papa, que, há cerca de um ano, nomeou Lord Patten para liderar um estudo que deu novo rosto ao modo como a Santa Sé deve comunicar.

D. Manuel Clemente, de 66 anos, foi nomeado Patriarca de Lisboa pelo Papa Francisco a 18 de Maio de 2013, após a resignação do cardeal D. José Policarpo, que faleceu em Março de 2014. Após a nomeação como Patriarca de Lisboa, foi eleito como presidente da CEP até Abril de 2014 e reeleito no cargo, nesse mesmo mês, por três anos.