Emissão Renascença | Ouvir Online

"Bíblia Moov" desafia jovens a fazerem vídeo sobre parábolas

06 abr, 2015 • Ana Lisboa

Fomentar o conhecimento das parábolas e dos princípios que ilustram é o mote para este concurso. Podem concorrer grupos de jovens entre os 13 e os 25 anos.

Interpretar uma parábola bíblica de forma criativa através de um pequeno filme é o propósito da “Bíblia Moov”. O concurso é promovido pela Sociedade Bíblica de Portugal e destina-se a grupos de jovens entre os 13 e os 25 anos.

Utilizando os recursos do audiovisual e da multimédia, os candidatos podem recorrer às mais variadas formas de expressão com criatividade.

Eunice Cunha, coordenadora do projecto, lembra que os jovens "são tecnologicamente muito mais avançados do que as gerações anteriores", por isso, "o objectivo é pegar nessa capacidade e nesse interesse e aplicá-lo num trabalho de grupo que promove também outras artes", como a música, teatro, dança, banda desenhada e a animação. E desta forma fazerem um vídeo até cinco minutos onde retratem uma parábola bíblica à escolha.

O vídeo deve ser enviado através do "site" www.bibliamoov.pt , onde se encontra toda a informação necessária para poderem participar. O prazo de envio termina a 31 de Maio.

O vencedor ganha um prémio de dois mil euros, mas também vão ser atribuídas outras distinções, por categorias, no valor de 500 euros.

A ideia deste concurso surgiu a propósito dos dez anos da iniciativa "Bíblia Manuscrita", "um projecto a nível nacional com bastante relevância", que pretendeu recriar os copistas. "Foi uma tentativa de levar a Bíblia até às pessoas", explica esta responsável.

Agora, explica Eunice Cunha, pensou-se numa iniciativa que fizesse o inverso, que levasse os jovens à Bíblia, "porque encontramos no texto bíblico uma base cultural e uma base de valores éticos, que são os valores da nossa cultura ocidental e os valores que promovem a cidadania. Quisemos trazer essa ressalva e essa importância nos dias de hoje".