Emissão Renascença | Ouvir Online

Pensava que não tinha fé. Agora vai ser baptizada pelo Papa

04 abr, 2015

Estava num “momento difícil” da vida quando escreveu ao Papa Francisco. Recebeu uma resposta e um convite: “Não gostaria de receber o baptismo da mão do Santo Padre?”

Pensava que não tinha fé. Agora vai ser baptizada pelo Papa
Ela achava que não tinha fé. Mas a vida do Papa Francisco inspirou-a a escrever-lhe uma carta. O que esta pintora de 44 anos não imaginava era que iria receber uma resposta que lhe mudaria a vida. Na noite de 4 de Abril, sábado santo, o Papa Francisco vai baptizar Helena Lobato no Vaticano.
Helena Lobato sempre pensou que não tinha fé.

“Eu tinha noção que não tinha fé, mas já me disseram que eu tinha, não sabia que tinha, nem sabia ouvir, nem sabia lidar com ela, mas a sensação que tinha era que não tinha. Eu via as pessoas que tinham fé e não encontrava paralelismo na minha maneira de encarar a vida”, explica à Renascença.

Mas neste momento a artista autodidacta encontra-se em Roma onde se irá encontrar com o Papa Francisco.

Tudo começou há um ano, quando passava uma fase difícil da sua vida. “Há um ano, por altura do primeiro aniversário do pontificado, estava a ver uma reportagem na televisão. Peguei num papel e numa caneta e escrevi. Ia escrevendo e ia chorando. Fui aos correios, pus a carta no correio e só aí é que eu vi o que fiz”.

Passado algum tempo, chegou a resposta: “Não gostaria de receber o baptismo da mão do Santo Padre na noite de sábado santo?”, leu.

“Quero”, foi a resposta.

A artista portuguesa que pensava que não tinha fé entrará para a Igreja na vigília pascal desta noite de sábado, recebendo o baptismo, ministrado pelo Papa Francisco.