Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa visita Istambul em Novembro

12 set, 2014

Será a primeira visita a um país maioritariamente muçulmano. O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo Vaticano.

O Papa Francisco vai visitar a Turquia no fim de Novembro, na sua primeira viagem a uma nação onde a maioria dos crentes se afirma muçulmana, disse esta sexta-feira o porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi. Será uma etapa importante no diálogo com a Igreja ortodoxa de Constantinopla.

O convite ao Papa Francisco foi feito pelo Patriarca Bartolomeu já no ano passado, mas Francisco respondeu-lhe desafiando-o para uma peregrinação e encontro na Terra Santa – o que aconteceu em Maio passado. Agora, a Turquia volta a insistir, desta vez através de uma carta-convite do próprio Presidente Erdogan.

Esta visita tem estado na ordem do dia por várias razões, não só ecuménicas ou de diálogo com o Islão. É que o próprio Papa, no voo de regresso da Coreia, afirmou aos jornalistas estar disponível para ir ao encontro dos refugiados do Iraque e da Síria, em território curdo, ou seja, na zona fronteiriça da Turquia.

Para já, nada se sabe do programa, nem da duração da visita. Certa mesmo será a presença de Francisco na velha Constantinopla – actual Istambul – para a festa de Santo André a 30 de Novembro.

Francisco será o quarto Papa a pisar a Turquia: Paulo VI foi lá em 1967, João Paulo II em 1979 e Bento XVI em 2008. Além de Istambul, os Papa anteriores também visitaram Éfeso, Esmirna e Ancara.

O Papa já fez três viagens ao estrangeiro desde a sua eleição em Março de 2013 e ainda estão programadas outras duas jornadas: à Albânia na próxima semana e a França no fim de Novembro para falar ao Parlamento Europeu.

[actualizado às 20h00]