Ciática impede Papa de acompanhar procissão do Corpo de Deus

19 jun, 2014

Francisco terá recusado essa opção para evitar que as atenções dos fiéis se centrem sobre ele e não sobre o Santíssimo Sacramento.

Por razões de saúde, o Papa Francisco não vai acompanhar a pé, esta tarde, a tradicional procissão do Corpo de Deus, em Roma.

Segundo a agência Reuters, que cita fonte do Vaticano, não há razões para alarme, mas uma dor ciática impede o Papa de fazer o percurso.

Francisco não quis participar no cortejo de carro, por isso decidiu aguardar a chegada da procissão na Basílica de Santa Maria Maior, onde celebrará missa às 19h00. Antes, o Papa estará presente no começo da procissão, numa cerimónia que decorre na Basílica de São João de Latrão.

Tanto João Paulo II como Bento XVI fizeram o percurso a bordo do papamóvel quando se encontravam fragilizados, mas Francisco terá recusado essa opção para evitar que as atenções dos fiéis se centrem sobre ele e não sobre o Santíssimo Sacramento.

A Igreja assinala esta quinta-feira a solenidade litúrgica do Corpo de Deus. Em Portugal, devido à suspensão deste feriado religioso, as comemorações vão ter lugar no próximo domingo, com procissões previstas em várias localidades do país.