Tempo
|

Passo-a-rezar… também no telemóvel

18 mar, 2014 • Ângela Roque

Todos os dias, mais de 10 mil pessoas descarregam ficheiros com orações. Nova aplicação móvel vai tornar o processo ainda mais fácil. O projecto tem o apoio da Renascença.

Quatro anos depois de ser lançado, o "Passo-a-rezar" anuncia novidades. O projecto dos jesuítas quer levar a oração diária a mais pessoas e lançou, por isso, uma aplicação móvel e decidiu remodelar o "site".

O lançamento das novidades acontece esta terça-feira, às 18h00. Entre elas está o livro “Começa assim a tua oração”, cuja venda reverte a favor do “Passo-a-rezar”.

“Antes as pessoas tinham a possibilidade de ir ao site descarregar os ficheiros para qualquer dispositivo que suportasse o formato mp3, mas tinha que ir sempre ao 'site'. Agora, com as aplicações móveis, a aplicação pode descarregar automaticamente e torna ainda mais fácil trazer a oração no bolso. A pessoa pode rezar e encontrar-se com Deus nos vários momentos do dia”, explica o padre António Valério.

O "site" do "Passo-a-rezar" também vai ser renovado. Todos os meses vai ser disponibilizado um ficheiro para ajudar os utilizadores a rezar pelas intenções do Papa.

“O Papa propõe à Igreja, a todos os cristãos, uma intenção de oração que ele acha que são os desafios mais importantes do mundo e da Igreja. Ele confia estas intenções particularmente ao Apostolado da Oração, e o ‘passo-a-rezar’, pertencendo ao Apostolado da Oração também faz esta proposta”, indica o jesuíta.

“Em todo o mundo são mais de 40 milhões de pessoas que rezam pelas intenções do Papa e é a maneira de integrar o ‘passo-a-rezar’ naquilo que poderíamos chamar uma rede mundial de oração”, acrescenta.

Dar voz às orações
O projecto do “Passo-a-rezar” é apoiado pela Renascença e tem contado com a colaboração de muitos actores, músicos, jornalistas e até políticos. E as portas não se fecharam. Se quiser dar voz às orações, pode fazer testes esta terça-feira, na cerimónia de lançamento das novidades.

“Estamos a abrir a possibilidade de as pessoas presentes, se estiverem interessadas, poderem fazer um teste de voz e temos a intenção de uma das próximas semanas do ‘passo-a-rezar’ ser lida pelos utilizadores, e não pelas vozes habituais”, anuncia o coordenador do projecto.

As vozes eleitas “são convidadas para ir gravar uma semana do ‘passo-a-rezar’ na Rádio Renascença”, acrescenta.

Os candidatos podem aparecer às 18h00 na Igreja de S. Domingos, em Lisboa, onde as novidades do "Passo-a-rezar" vão ser apresentadas.