Emissão Renascença | Ouvir Online

“Unidos no Amor, Juntos contra a Fome”. É a Semana Nacional da Cáritas

17 mar, 2014 • Ana Lisboa

Lema desde ano está integrado na campanha internacional de luta contra a fome lançada pela organização. A meta é acabar com o flagelo em todo o mundo até 2025.

A Semana Nacional da Cáritas decorre de hoje até domingo, com várias iniciativas por todo o país, com destaque para o habitual peditório nacional entre quinta-feira e sábado.

A semana, que tem por lema “Unidos no Amor, Juntos Contra a Fome”, integra-se na campanha internacional de luta contra a fome, lançada pela organização, cuja meta é acabar com este flagelo em todo o mundo até 2025.

O presidente da Cáritas Portuguesa, Eugénio da Fonseca, diz à Renascença que “é cada vez maior o número de pessoas” a procurar a instituição. As vinte Cáritas Diocesanas, que não incluiem as paróquias, atendem, nesta altura, “139 mil pessoas, o que corresponde a 52 mil famílias”. A maioria pede ajuda para a alimentação e para pagar as despesas com a casa.

Os beneficiários, de acordo com Eugénio da Fonseca, são, em geral, desempregados, idosos e famílias cujos elemento trabalham, mas que têm baixos rendimentos.
Para poder continuar a ajudar todas estas pessoas carenciadas, a Cáritas precisa de angariar donativos, o que justifica a realização do habitual peditório. Eugénio da Fonseca espera que “cada um contribua de acordo com as suas possibilidades”, mas “confia na generosidade dos portugueses”, que “surpreendem sempre, apesar de estarem a ser tão solicitados”.

Além do peditório, realiza-se, nos próximos dias, uma série de iniciativas em todo o país que visam sobretudo dar a conhecer a missão socio-caritativa da Cáritas e os projectos que esta organização da Igreja desenvolve.