Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa apela ao fim da violência na Ucrânia

26 jan, 2014

Francisco diz ter esperança que se “desenvolva um diálogo construtivo entre as instituições e a sociedade civil”.

Papa apela ao fim da violência na Ucrânia
O Papa apelou este domingo ao fim da violência na Ucrânia. Falando para milhares de peregrinos na Praça de São Pedro, em Roma, depois da oração do Angelus, Francisco fez referência ao país que tem sido palco de violentos confrontos. O Papa disse esperar “que se desenvolva um diálogo construtivo entre as instituições e a sociedade civil, e que, evitando todo e qualquer recurso a acções violentas, prevaleça no coração de cada o espírito de paz e a busca do bem comum”.
O Papa apelou este domingo ao fim da violência na Ucrânia. Falando para milhares de peregrinos na Praça de São Pedro, em Roma, depois da oração do Angelus, Francisco fez referência ao país que tem sido palco de violentos confrontos.

“Estou próximo da Ucrânia através da oração, em particular de quantos perderam a vida nestes dias e das suas famílias”, começou por dizer Francisco.

O Papa disse esperar “que se desenvolva um diálogo construtivo entre as instituições e a sociedade civil, e que, evitando todo e qualquer recurso a acções violentas, prevaleça no coração de cada o espírito de paz e a busca do bem comum”.

Os protestos na Ucrânia arrastam-se há já dois meses, depois de o presidente ucraniano, Viktor Yanukovitch, ter recusado um acordo de adesão à União Europeia, preferindo uma aproximação à Rússia, de Vladimir Putin. Os confrontos na capital do país, Kiev, entre a polícia e os manifestantes pró-europeus já fizeram centenas de feridos e pelo menos cinco mortos.

No seu discurso, o Papa Francisco recordou também que milhões de pessoas vão celebrar o Ano Novo lunar no Extremo Oriente, em “particular os chineses, coreanos e vietnamitas”, a quem desejou alegria, esperança e paz.