Emissão Renascença | Ouvir Online

D. Nuno Brás

"Escrever é quase um vício"

04 dez, 2013 • Ângela Roque

Editoriais do bispo auxiliar de Lisboa no jornal “Voz da Verdade” estão a partir de agora reunidos em livro.

"Escrever é quase um vício"

"O tempo ao sabor da fé" é o título do livro que reúne os editoriais que, ao longo dos anos, o bispo auxiliar de Lisboa escreveu no "Voz da Verdade", o jornal do Patriarcado.

D. Nuno Brás garante que nunca tinha pensado publicar em livro os seus editoriais, mas acabou por ceder: "algumas pessoas pediram-me que juntasse alguns deles em livro e aqui está para os leitores".

Na apresentação da obra, no auditório da Renascença, D. Nuno confidenciou que para si "escrever é quase um vício". Ou não tenha sido jornalista.

"Nas férias dou por mim a pensar em temas para o próximo artigo e depois é que me lembro que já não é necessário". Por outro lado, ter de escrever semanalmente obriga-o a estar mais atento: “É um hábito que ajuda muito a procurar nas pequenas coisas e nas grandes, procurar lê-las e vivê-las à luz da fé. Essa é a tentativa a que todas as semanas me obrigo".

Para Monsenhor Feytor Pinto, que apresentou o livro, a obra é muito mais que um "arquivo de editorais bonitos". Pode mesmo ser "um guia para uma catequese de adultos" e ajudar na reflexão diária dos cristãos, tendo em conta os desafios pastorais que lança: "A obra tem histórias, tem mensagens e propostas de compromisso. Em qualquer momento da vida se pode pegar num destes textos, como cristãos e refazermos, repensarmos, revitalizarmos o nosso dia-a-dia", sublinhou.

O livro reúne alguns dos artigos publicados no “Voz da Verdade” desde 1987, mas que continuam actuais, como disse à Renascença o padre José Carlos Nunes, director da Paulus Editora: "São textos que apesar de estarem datados mantêm uma beleza a nível da escrita e uma profundidade muito grande ao nível da temática. Daí termos insistido e pedido várias vezes ao D. Nuno se podíamos fazer uma selecção daqueles textos com conteúdos que continuam a ser valiosos para quem quiser hoje abordar temáticas como a fé, a Igreja, a sociedade, a família e por aí em diante".

São, ao todo, mais de 100 artigos os seleccionados pela editora, que fez deste livro uma das suas apostas para este Natal.