Emissão Renascença | Ouvir Online

A importância de ser catequista

30 set, 2013 • Ângela Roque

Presidente da comissão episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé elogia empenho dos catequistas portugueses, reafirma aposta da Igreja na formação, e confia que os desafios lançados pelo Papa no Congresso Internacional da Catequese vão dar frutos por cá.

D. António Francisco dos Santos esteve em Roma com uma delegação de mais de 30 representantes de todos os secretariados, "para que todas as dioceses se sentissem representadas", explica em entrevista à Renascença.

"Foi uma oportunidade de encontro de catequistas de todo o mundo e uma reflexão sobre o sentido e o valor da missão do catequista", refere o bispo de Aveiro e presidente da comissão episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé.

O ponto alto foi a presença do Papa no encontro, onde desafiou os catequistas a terem coragem e a não serem "estátuas" de Museu. D. António diz que todos compreenderam a mensagem - quem dá catequese deve dar um testemunho alegre da sua fé: "o catequista tem de viver a alegria da sua missão, partir de Cristo, não se fechando em si, não se fechando num museu, mas ir ao encontro dos outros".

E haverá entre os portugueses muitas "estátuas de museu", como referiu o Papa? O bispo de Aveiro garante que não: "temos catequistas que são uma bênção, são um dom maravilhoso da Igreja".

"Desde Bragança aos Açores, desde Viana ao Algarve, temos em todos os lados comunidades vivas, onde homens e mulheres, jovens e adultos, famílias inteiras se disponibilizam para serem catequistas". O que não invalida que a Igreja tenha de continuar a apostar na formação, até porque "não basta termos textos novos para que a linguagem se altere ou os catequistas mudem a sua forma de estar, a sua pedagogia e a capacidade de adquirir uma linguagem nova que os mais novos entendam".

D. António faz suas as palavras do Papa quando lhes lembrou que "S. Francisco dizia aos seus irmãos 'anunciai o evangelho, nem que seja por palavras'. Porque a grande linguagem é a do testemunho e a do exemplo".

O Congresso Internacional da Catequese foi convocado ainda por Bento XVI, no âmbito do Ano da Fé, mas foi já organizado pelo actual Papa Francisco.

As conclusões do encontro vão agora ser analisadas nas Jornadas Nacionais de Catequistas, que vão decorrer de 4 a 6 de Outubro, em Fátima, no âmbito da Semana Nacional da Educação Cristã, que começou no domingo.

Subordinada ao tema "Guardar a Fé - Guardar o Outro", a Semana é este ano dedicada à transmissão da fé e à solidariedade. Dia 5, a Associação Portuguesa de Escolas Católicas, em colaboração com a Cáritas, vão proceder à recolha de bens de primeira necessidade para ajudar famílias carenciadas.