Tempo
|

Papa propõe comunicação ao serviço da “cultura do encontro”

30 set, 2013 • Ecclesia

Francisco escolheu o tema para a sua primeira mensagem dedicada às Comunicações Sociais.  

O Papa Francisco escolheu como tema para a próxima mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais a frase “Comunicação ao serviço de uma autêntica cultura do encontro”, anunciou esta segunda-feira o Vaticano.

A nota do Conselho Pontifício das Comunicações Sociais (CPCS) evoca um discurso do Papa a este organismo da Cúria Romana, no último dia 21, em que Francisco apela à descoberta da “beleza da fé” pelo “encontro pessoal e também através dos meios de comunicação social”.

A Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2014, primeiro do Papa Francisco, “quer explorar o potencial da comunicação, num mundo cada vez mais conectado e em rede, a fim de que as pessoas estejam mais próximas uma das outras e seja construído um mundo mais justo”.

“Na nossa época está a desenvolver-se uma nova cultura, favorecida pela tecnologia, e a comunicação é em certo modo ‘amplificada’ e ‘contínua’", precisa o CPCS.

A era da globalização impõe “que a comunicação possa chegar aos lugares mais remotos do mundo real”, para que ninguém se sinta “excluído”, acrescenta o organismo da Santa Sé.

O CPCS sublinha que a comunicação permite “encontrar outras pessoas” e expressar o que cada um pensa.

“Uma tal comunicação requer honestidade, respeito recíproco e compromisso para aprender uns com os outros, exige a capacidade de saber dialogar respeitosamente com as verdades dos outros”, pode ler-se.

O organismo da Santa Sé convida cada católico a testemunhar “os valores nos quais acredita, a sua identidade cristã, a sua experiência cultural, expresso com uma nova linguagem, para se chegar à partilha”.

O Dia Mundial das Comunicações Sociais, única celebração do género estabelecida pelo Concílio Vaticano II (decreto ‘Inter Mirifica’, 1963), é celebrado no domingo que antecede o Pentecostes (1 de Junho, em 2014).

A mensagem do Papa é tradicionalmente publicada por ocasião da festa litúrgica de São Francisco de Sales, padroeiro dos jornalistas (24 de Janeiro).