Tempo
|

“A catequese é a base da missão da Igreja”

27 set, 2013

Esta sexta-feira, o Papa recebe catequistas de todo o mundo, incluindo uma delegação portuguesa. A partir de domingo começa a Semana Nacional de Educação Cristã.

O Papa Francisco recebe esta sexta-feira os participantes do Congresso Internacional da Catequese que por estes dias está a decorrer em Roma.

Entre os participantes encontra-se um grupo de pelo menos 32 portugueses, encabeçado por D. António Francisco dos Santos, presidente da Comissão Episcopal da Educação Cristã e Doutrina da Fé e bispo de Aveiro.

Os participantes portugueses regressam mesmo a tempo do começo da Semana Nacional de Educação Cristã, que decorre de 29 de Setembro a 6 de Outubro. De 4 a 6 de Outubro decorrem as Jornadas Nacionais de Catequistas, em Fátima, e no dia 5 realiza-se a Jornada Nacional das Escolas católicas e uma recolha de produtos em grandes superfícies a favor de famílias carenciadas.

A semana tem como tema “Guardar a Fé – Guardar o Outro” e os responsáveis pedem que os educadores tenham o cuidado de transmitir a mensagem de forma que seja um ensinamento para a vida.

A Comissão episcopal da Educação Cristã refere, em Nota Pastoral, que “a Fé não é um ensinamento de doutrina que leva o crente apenas a algumas práticas religiosas. É realizar, num único gesto, o mandamento de amar a Deus e ao próximo”.

Ao longo destes dias a catequese está em particular destaque.

Cristina Sá Carvalho, do Secretariado Nacional de Educação Cristã, não tem dúvidas que: “A catequese é a base da evangelização e missão da Igreja”.

Numa altura em que reiniciam-se as inscrições para a catequese, muitas vezes ministrada nas paróquias, Cristina Sá Carvalho lamenta apenas que esta seja vista por muitas famílias numa lógica de disciplina escolar: “A dificuldade não é tanto ao nível das inscrições, porque os pais já estão habituados a este género de calendários. Para nós a questão é mais simbólica, no sentido em que gostaríamos que a Catequese não fosse tão vista com um calendário, uma metodologia escolar”, afirma.

“Gostaríamos que estivesse sempre presente, independentemente das interrupções escolares, mas sabemos que isso é muito difícil e por isso preparamos alguns materiais para levarem para as férias”, considera ainda.

O número de inscritos na catequese tem aumentado, realça esta responsável, apesar de haver cada vez menos crianças no país. Algo que deve preocupar a Igreja, considera. “É uma tristeza quando se olha para a sociedade, vermos o inverno demográfico, é sobre todos os pontos de vista uma tristeza enorme e oxalá que a Igreja esteja à altura de ajudar as instâncias políticas a fazer essa reflexão, porque não pode mais ser adiada”.

A entrevista com Cristina Sá Carvalho passa na íntegra no programa "Princípio e Fim", domingo à noite a partir das 23h30.