Tempo
|

Não cobiçarás a diocese alheia

19 set, 2013

Papa falou aos novos bispos em Roma e voltou a criticar o carreirismo na Igreja, pedindo aos prelados que passem menos tempo a viajar e mais a cuidar dos fiéis.

Francisco pediu, esta quinta-feira, aos bispos que evitem as tentações do carreirismo. Num discurso a um conjunto de prelados recém nomeados, o Papa falou dos que passam o tempo a esperar uma transferência para uma diocese mais atractiva e comparou a atitude a “adultério espiritual”.

Repetindo um tema em que tem insistido desde a sua eleição, alertou para o perigo do carreirismo: “Por favor, nós os pastores, não somos homens com psicologia de príncipes, homens ambiciosos, esposos de uma Igreja à espera de arranjar outra mais bela, mais importante e mais rica. Isto é um escândalo. Estejam atentos para não caírem no espírito do carreirismo: isso é um cancro”.

Entre os conselhos que deu aos novos bispos, Francisco disse também que qualquer bispo deve ter um sentido de humor e capacidade de rir-se de si próprio: “Peço-vos, por favor: permaneçam junto do vosso povo, permaneçam! Evitem o escândalo de serem ‘bispos de aeroporto’! Sejam pastores que acolham, em caminho com o vosso povo, com afecto, com misericórdia, com doçura no trato e firmeza paterna, com humildade e discrição, capazes de olhar para os vossos limites e ter uma boa dose de humor!”

Os novos bispos costumam encontrar-se em Roma para receber formação. Desta vez o próprio Papa optou por encontrar-se com eles para dar alguns conselhos.