Emissão Renascença | Ouvir Online

Papa recebe cartas e mensagens de crianças europeias

03 set, 2013

Vasile pede ao Papa que lhe envie uma fotografia para colar ao pé da cama: “para poder dizer que também tenho um pai”.

Papa recebe cartas e mensagens de crianças europeias
A audiência geral do Papa Francisco terá, na próxima quarta-feira, um participante especial.

Por iniciativa do Conselho das Conferências Episcopais Europeias (CCEE) uma criança moldava de 11 anos marcará presença e cumprimentará o Papa no final, oferecendo-lhe um livro com cartas escritas por crianças de toda a Europa.

Entre essas cartas inclui-se a de Vasile, um órfão de 11 anos que vive numa instituição católica na Moldávia. Vasile foi escolhido pela CCEE para entregar o livro ao Papa, a quem vai dar também um pequeno crucifixo feito por si, que mostra uma criança na cruz, a sorrir: “porque o padre diz-nos que mesmo quando estamos a sofrer devemos sorrir”.

Na sua carta Vasile explica que prefere tratar o Papa por pai: “A minha irmã disse-me que devo chamar-lhe ‘Papa’ porque é uma pessoa importante, mas eu não sei o que significa ‘Papa’, por isso vou chamar-lhe pai”.

Vasile explica depois que perdeu a sua mãe por causa de “homens maus” e agradece ao Papa a comida que lhe dão no orfanato, porque “todos os dias venho comer numa cozinha que tem o seu nome ‘Papa Francisco’”.

O jovem inclui na sua carta um pedido especial: “Pode-me enviar uma fotografia sua, para que possa colar junto à minha cama e dizer que também tenho um pai? Prometo que se me enviar uma fotografia eu faço os meus trabalhos de casa”.