Emissão Renascença | Ouvir Online

D. João Alves “procurou abrir a Igreja”

29 jun, 2013

Funeral do bispo emérito foi este sábado.

D. João Alves “procurou abrir a Igreja”

D. João Alves, bispo emérito de Coimbra e antigo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, foi a enterrar este sábado.

O bispo emérito de Coimbra foi sepultado no jazigo dos bispos de Coimbra, no Cemitério da Conchada.

O clero da diocese, parte do episcopado português e dezenas de fiéis marcaram presença nesta missa exequial presidida pelo bispo de Coimbra, D. Virgílio Antunes, que na sua homilia lembrou a grande disponibilidade e o espírito de entrega sempre revelados por D. João Alves.

D. João Alves fez do “Concílio Vaticano II a magna carta da sua acção pastoral e procurou pôr em prática as suas intuições fundamentais, procurou abrir a Igreja e levá-la ao encontro do mundo, ao diálogo com o mundo”.

O prelado faleceu esta sexta-feira aos 87 anos de idade, no hospital universitário da cidade. Nasceu a 13 de Dezembro de 1925, na freguesia de São Salvador, Torres Novas (Diocese de Santarém) e foi ordenado padre a 29 de Junho de 1951.

D. João Alves foi também presidente da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária instituída pela Concordata de 2004, até 2011.

Na Diocese de Coimbra, onde exerceu o seu ministério episcopal até 24 de Março de 2001, D. João Alves apostou em acções de formação, tanto para o clero como para os cristãos, através de cursos, semanas e dias de estudo.