Emissão Renascença | Ouvir Online

Faleceu D. João Alves, bispo emérito de Coimbra

28 jun, 2013

Funeral vai decorrer este sábado, solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, na Catedral de Coimbra, pelas 11h00.

Faleceu D. João Alves, bispo emérito de Coimbra
D. João Alves, bispo emérito de Coimbra e antigo presidente da Conferência Episcopal Portuguesa, faleceu esta sexta-feira aos 87 anos de idade, no hospital universitário da cidade.

“É com pesar que a Diocese de Coimbra comunica o falecimento do Senhor D. João Alves, bispo emérito de Coimbra. O Senhor D. João faleceu esta manhã, pelas 8h00, no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra”, refere a nota oficial publicada pela Diocese de Coimbra.

O funeral vai decorrer este sábado, solenidade litúrgica de São Pedro e São Paulo, na Catedral de Coimbra, pelas 11h00, e será sepultado no jazigo dos bispos de Coimbra, no Cemitério da Conchada. 

Nasceu a 13 de Dezembro de 1925, na freguesia de São Salvador, Torres Novas (Diocese de Santarém) e foi ordenado padre a 29 de Junho de 1951.

D. João Alves foi também presidente da delegação da Santa Sé na Comissão Paritária instituída pela Concordata de 2004, até 2011.

Na Diocese de Coimbra, onde exerceu o seu ministério episcopal até 24 de Março de 2001, D. João Alves apostou em acções de formação, tanto para o clero como para os cristãos, através de cursos, semanas e dias de estudo.

Numa entrevista concedida à Agência Ecclesia, sublinhou que ficaria “feliz se, um dia, a Igreja Católica pudesse ter o seu diário de âmbito nacional”.