Emissão Renascença | Ouvir Online

Semana Santa sangrenta na Nigéria

01 abr, 2013 • AIS

Mais de 40 cristãos assassinados na última semana, segundo informação da Fundação Ajuda à Igreja que Sofre.  

Mais de 40 cristãos foram mortos em resultado de confrontos com muçulmanos durante a semana passada, na cidade de Jos, no centro da Nigéria.

Segundo o jornal nigeriano “The Guardian”, os incidentes ocorreram na noite e na tarde de quinta-feira. Durante a noite, “pastores supostamente muçulmanos, armados com pistolas, mataram pelo menos 20 cristãos na cidade de Ganawuri”, em Riyom, Estado de Plateau.

Horas antes, outras 24 pessoas, também referenciadas como sendo cristãs, foram assassinadas por homens armados na zona de Bokkos, no mesmo Estado. O Governo regional receia que estes crimes venham a aumentar a tensão religiosa existente na área que poderá despoletar novos incidentes.

São, de alguma forma, comuns actos de violência entre a comunidade muçulmana e a cristã na região, que se confrontam pelo controle da água – bem escasso essencial à agricultura –, assim como de outros recursos naturais. Os cristãos que vivem em Plateau são na sua maioria fazendeiros, ao passo que a comunidade muçulmana dedica-se à pastorícia.