Emissão Renascença | Ouvir Online

Cardeal Patriarca de Lisboa convidou o Papa a vir a Portugal

14 mar, 2013 • Aura Miguel, em Roma

O convite de D. José Policarpo a Francisco surgiu na sessão de cumprimentos dos cardeais ao Papa, logo após a eleição de Jorge Mario Bergoglio. O Patriarca de Lisboa diz que o nome escolhido pelo Papa revela o que lhe vai no coração: simplicidade.

Cardeal Patriarca de Lisboa convidou o Papa a vir a Portugal
Em conferência de imprensa esta quinta-feira de manhã, D. José Policarpo revelou os momentos que antecederam a eleição de Francisco e, em poucas palavras, revelou o carácter humilde, simples, mas determinado do novo Papa.
O Cardeal Patriarca de Lisboa já convidou o Papa Francisco para vir a Portugal. Esta quinta-feira de manhã, D. José Policarpo deu a conhecer, em conferência de imprensa, o modo como os cardeais viveram o conclave que elegeu o cardeal Jorge Bergoglio como Papa.

“Tivemos a sensação de que estávamos a viver um grande momento de fé, com o sentido da desproporção de um mediático acontecimento, mas, ao mesmo tempo, uma grande experiência de fé”, definiu na comunicação aos jornalistas.

D. José Policarpo considera que a decisão demonstra que os cardeais não se deixaram influenciar pelos órgãos de comunicação social, mas sim pelo Espírito Santo.

O cardeal Bergoglio foi cardeal ao mesmo tempo que o Patriarca de Lisboa e esteve sentado ao seu lado durante os trabalhos do conclave.

D. José Policarpo descreve Bergoglio como um “homem muito simples, muito caloroso e afável”, pelo que, em seu entender, estão “criadas as condições para avançar com uma maior simplicidade, de que a Igreja precisa para atrair todos à casa do Pai”.

Ontem, quando foi eleito, “não me pareceu nada atrapalhado. Antes pelo contrário. Quando ficou vestido de branco, ficou ainda mais à vontade”, descreve ainda.

De branco, o cardeal argentino foi logo cercado pela pesada estrutura do Vaticano, mas foi capaz de romper o protocolo, dizendo logo que não queria celebrar missa esta manhã, pois primeiro tinha de ir a Santa Maria Maior rezar a Nossa Senhora e visitar Bento XVI em Castelgandolfo.

D. José Policarpo disse ainda que a escolha do nome também define a pessoa e a sua missão. Define o que lhe vai no coração e por isso escolheu Francisco de Assis para renovar a Igreja com esta simplicidade.

Foi no fim da conferência de imprensa que o Cardeal Patriarca de Lisboa revelou ter convidado o novo Papa a vir a Portugal, durante os cumprimentos finais do conclave.