Emissão Renascença | Ouvir Online

País está a "recuar a tempos perigosos" em que só "estuda quem tem dinheiro"

27 abr, 2012

Os Verdes criticam política do Governo para o ensino superior. Passos Coelho diz que o Estado não tem de "garantir, em termos financeiros, formação superior a todos".

País está a "recuar a tempos perigosos" em que só "estuda quem tem dinheiro"

Os Verdes acusam o Governo de contribuir para o abandono escolar no ensino superior ao cortar as bolsas de estudantes. A deputada ecologista frisou ainda que o país está a "recuar a tempos perigosos" em que "estuda quem tem dinheiro".  

"Os estudantes estão a abandonar o ensino superior porque não têm condições económicas para prosseguir os estudos e o Governo agrava o problema quando diminui as bolsas de estudo e o universo de estudantes que as podem receber”, criticou esta sexta-feira a deputada Heloísa Apolónia. 

Em resposta, o primeiro-ministro afirmou que o Governo "saltou barreiras administrativas" e abriu uma segunda fase de candidaturas a bolsas de estudo no ensino superior, já depois de ter terminado o prazo legal”. Passos Coelho acrescentou ainda que o Estado não tem de "garantir, em termos financeiros, formação superior a todos".