Emissão Renascença | Ouvir Online

Mário Soares não participa nas cerimónias do 25 de Abril

23 abr, 2012

Histórico socialista está solidário com a Associação 25 de Abril, que considera que a "linha política seguida pelo actual poder político deixou de reflectir o regime democrático herdeiro" da "Revolução dos Cravos".

Mário Soares não participa nas cerimónias do 25 de Abril

O antigo Presidente da República e primeiro-ministro Mário Soares não vai participar, esta quarta-feira, nas cerimónias oficiais do 25 de Abril.

Mário Soares, em declarações ao “Público” online, explica que tomou a decisão depois de saber que a Associação 25 de Abril não ia marcar presença na tradicional sessão que se realiza na Assembleia da República.

O fundador socialista adianta que tencionava ir e já confirmara a sua presença na quarta-feira, no Parlamento. “Mas, em solidariedade para com os militares, decidi não ir”, afirmou Mário Soares.

É a primeira vez que antigo Presidente da República e primeiro-ministro não marca presença nas cerimónias oficiais do 25 de Abril.

A Associação 25 de Abril não vai participar este ano - e pela primeira vez - nas celebrações oficiais da Revolução dos Cravos. O anúncio foi feito esta segunda-feira, em Lisboa, pela direcção da Associação, da qual fazem parte alguns dos chamados "Capitães de Abril".

"A linha política seguida pelo actual poder político deixou de reflectir o regime democrático herdeiro do 25 de Abril configurado na Constituição da República Portuguesa", lê-se no texto do manifesto "Abril não desarma", lido pelo coronel Vasco Lourenço aos jornalistas e a uma assembleia de associados.