Emissão Renascença | Ouvir Online

Mário Soares saiu mais cedo da reunião do Conselho de Estado

25 out, 2011 • Paula Varela

Encontro esteve interrompido por alguns minutos. Conselheiros de Cavaco Silva discutem a crise.

Mário Soares saiu mais cedo da reunião do Conselho de Estado

O antigo Presidente da República e primeiro-ministro Mário Soares saiu mais cedo do Conselho de Estado, que está a decorrer no Palácio de Belém. O histórico socialista abandonou a reunião por motivos de agenda.

A reunião convocada pelo Presidente da República, Cavaco Silva, que teve início por volta das 17h00, foi interrompida durante alguns minutos, mas já foi entretanto retomada.

O Conselho de Estado, que se reúne pela oitava vez desde que o Presidente da República tomou posse em 2006, tem como único ponto de agenda "Portugal no contexto da crise da Zona Euro". 

Ao todo são 19 os conselheiros do órgão político de consulta do Presidente da República, cinco eleitos pelo Parlamento, cinco designados pelo chefe de Estado e nove por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam.   
 
Os conselheiros de Estado eleitos pelo Parlamento são António José Seguro, Manuel Alegre, Francisco Pinto Balsemão, Luís Marques Mendes e Luís Filipe Menezes.  
 
Os conselheiros de Estado designados pelo Presidente da República são João Lobo Antunes, Marcelo Rebelo de Sousa, Leonor Beleza, Vítor Bento e António Bagão Félix. 
 
O Conselho de Estado é ainda constituído por membros que o são por inerência dos cargos que desempenham ou que ocuparam: a presidente da Assembleia da República, Assunção Esteves, o primeiro-ministro, Pedro Passos Coelho, o presidente do Tribunal Constitucional, Rui Gens, o Provedor de Justiça, Alfredo de Sousa, os presidentes dos Governos Regionais dos Açores e da Madeira (Carlos César e Alberto João Jardim) e os ex-Presidentes da República, Ramalho Eanes, Mário Soares e Jorge Sampaio.